Semana 12
Brasil
Mercado segue com uma visão positiva sobre a possibilidade mais recorrente da vitória de Bolsonaro, por acreditar numa maior governabilidade e atuação pró-mercado. Apesar das controvérsias mostradas pelo candidato do PSL em relação às reformas e privatizações.
Todo otimismo com a cena política refletiu significativamente no movimento de desvalorização do dólar e forte queda nos Juros.
Mundo
Indicador de inflação nos EUA (CPI) desacelera trazendo números abaixo do esperado.
Alguns dirigentes do FED fizeram discursos mais duros com relação à condução da politica monetária nos EUA, mas segue ainda com uma posição de aumentos graduais sem enxergar pressões inflacionárias relevantes.
Notícias mais favoráveis em relação à saída ordenada da Inglaterra da União Europeia (Brexit).
Os EUA advertiram sobre a China realizar desvalorizações de sua moeda (yuan) para obter vantagens comerciais. Trump afirmou que adotará tarifas adicionais sobre as importações chinesas, caso haja retaliação da China.
Apesar da guerra comercial com os EUA, os números de exportações e importações na China vieram melhor que o esperado.
Segue a preocupação com as questões orçamentárias na Itália. O país segue afirmando o respeito às regras da União Europeia, mas com déficit fiscal e plano orçamentário superior ao desejado pela UE.