Análise Semanal de Renda Fixa
13/09/2019 à 21/09/2019

Semana 61

Principais Notícias para o Mercado de Renda Fixa

Contribuição: José Luis Gomes Lisboa CFP®

A pesquisa Focus seguiu mostrando revisões para baixo nas expectativas do mercado para inflação. A previsão para o IPCA este ano passou de alta de 3,54% para elevação de 3,45%. A projeção para o índice em 2020 foi de 3,82% para 3,80%. Foram mantidas as projeções para a Selic no fim de 2019 em 5,00% ao ano e para o fim de 2020 foi de 5,25% para 5,00%. A expectativa de crescimento da economia em 2019 seguiu em 0,87%. Para 2020 o mercado alterou a previsão do PIB de alta de 2,07% para elevação de 2,00%.

O mercado incorporou a possibilidade de a Selic cair abaixo de 5% e mostra um cenário de taxa básica ao redor de 4,75% no fim de 2019, com chance de ir para 4,5%, caso o atual ciclo de afrouxamento monetário se estenda a 2020, considerando a precificação nas taxas futuras de juros. Isso justificado pelo comunicado considerado ” bem dovish” do Copom, que trouxe, além do anúncio do corte da Selic de 6,00% para 5,50%, a indicação de novos cortes e surpreendeu com projeções bem mais baixas para IPCA em 2019 e 2020. No cenário de mercado, que utiliza expectativas para câmbio e juros compiladas no relatório Focus, o BC alterou sua projeção para o IPCA em 2019 de 3,6% para 3,3%. No caso de 2020 a expectativa passou de 3,9% para 3,6%. O centro da meta de inflação para este ano é 4,25% e do ano que vem, 4,00%. A indicação do comunicado induziu uma rodada de reduções das estimativas para a Selic, sendo a mais agressiva a taxa entre 4,00% e 4,25% no primeiro tri de 2020. As revisões de cenário para o ciclo da Selic contribuíram para o movimento dos DIs de curto prazo, com a taxa do DI para janeiro de 2021 fechando pela primeira vez abaixo de 5%, a 4,98%, mesmo com o dólar em alta ante o real. Diante das projeções bem baixas do Banco Central para inflação, a expectativa agora é de que a autoridade monetária traga mais detalhes na ata a ser divulgada na terça-feira (24), ou no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) na quinta-feira (26).

 

A disparada dos preços do petróleo após o ataque a campos produtores na Arábia Saudita e crescimento dos riscos geopolítico acabaram não afetando negativamente os preços. O alívio veio com a possibilidade de normalização da produção de petróleo da Arábia Saudita mais rápido do que o esperado inicialmente.  

O Fed cortou o juro em 25 bps, confirmando as expectativas majoritárias, e sinalizou, sem se comprometer, que fará mais se for necessário. Na entrevista coletiva, Powell afirmou que o mercado de trabalho segue bem, mas com a inflação ainda abaixo da meta. Além disso, garantiu que se a economia americana diminuir seu ímpeto, haverá uma “sequência mais extensa de cortes” nos juros. De todo modo, segundo ele, o Fed não está vendo recessão à frente. Sobre a série de operações de acordos de recompra (repo) overnight e a termo para ajudar a manter a taxa dos Fed funds dentro da faixa estipulada pela instituição, afirmou que as pressões por recursos nos mercados subiram nesta semana, mas que “as medidas apropriadas foram adotadas” e podem ser implementadas novas ações caso sejam necessárias.

O presidente dos EUA afirmou 
que há muito progresso nas negociações com a Chinaque seu governo poderia fechar um acordo comercial com os chineses antes da eleição presidencial americana ou logo depois da disputa nas urnas.
 
O Banco da Inglaterra (BoE) manteve os juros em 0,75% ao ano; o Banco do Japão (BoJ) manteve a taxa de depósito de curto prazo em -0,1%, mas indicou estar mais pronto a adotar medidas adicionais de estímulos do que estava em sua reunião de julho. 
 
 
Semana de 23 a 27 de setembro
 
Na terça-feira o Banco Central publica a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de setembro, que vai explicar a decisão de reduzir a Selic para 5,5% e trazer mais detalhes sobre os próximos passos da política monetária. Na quinta-feira o BC divulga o Relatório de Inflação do terceiro tri, para o qual há grande expectativa depois que o Copom surpreendeu ao informar estimativas tão baixas para a inflação em 2019 e 2020 no comunicado da última quarta-feira. Ambos os documentos têm potencial para ajustar ainda mais as apostas para a Selic que, em sua maioria, ao fim do ciclo de afrouxamento monetário apontam para uma taxa abaixo de 5%.
 
Entre os indicadores locais, os destaques são o IPCA-15 de setembro e os números do mercado de trabalho relativos a agosto, como o do saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a taxa de desemprego na Pnad Contínua. 

Há expectativa pela votação em primeiro turno da reforma da Previdência no Senado. A previsão é de que o texto será votado no dia 24 tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário da Casa. 
 
O mercado estará atento a novidades sobre as negociações comerciais entre a China e os EUA. Uma delegação chinesa esteve em Washington para conversas preparatórias antes da nova rodada entre os dois países, que acontece em outubro. Outra questão no radar são as tensões geopolíticas entre os EUA e o Irã, que é acusado pelos americanos de estarem por trás do ataque a refinarias de petróleo na Arábia Saudita no último fim de semana.

Entre os dados econômicos externos, saem o PIB norte-americano no segundo tri e os dados de gastos e renda pessoal, com destaque para o índice de preços dos gastos com consumo (PCE), medida de inflação preferida do Fed, referente a agosto.
 
Fonte: Broadcast

Principais indicadores para acompanhamento da Renda Fixa

Estruturas a Termo de Taxas de Juros Anbima (Curvas de Juros)

Gráfico de Retorno versus Risco Renda Fixa - Tesouro Direto

Rendimentos da Renda Fixa nominais brutos do Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar e CDI

Rentabilidades da Renda Fixa (Tesouro Direto) em %CDI

Características do Tesouro Direto: Taxa de Compra, Preço de Compra, Duration(Duração), Duração Modificada, DV01 e Volatilidade(Desvio padrão últimos 21 úteis)

Volatilidade da Renda Fixa (Risco de Mercado) Tesouro Direto, Ibovespa e Dólar

Comportamento das Taxas para Renda Fixa - Tesouro Direto