Análise Semanal de Renda Fixa
18/01/2019 à 25/01/2019

Semana 27

Comentários da semana

Mais uma semana de fechamento nas taxas de juros, com exceção do Tesouro IPCA mais longo. Ibovespa subiu (máximas). Os Juros americanos de 10 anos também fecharam, mas a bolsa lá fora ficou de lado. Riscos (VIX e CDS BR) reduziram um pouco mais nessa semana.

No noticiário de mercado:

Mundo. O secretário de Comércio dos EUA afirmou que um acordo comercial com a China está distante.

O FMI reduziu previsões de PIB mundial em 2019 de 3,7% para 3,5% e 2020 de 3,7% para 3,6%.

O líder do Partido Trabalhista britânico abonou um plano para forçar um segundo referendo sobre o Brexit, embora May afirme que não deve haver maioria no Parlamento para isso. O projeto de lei sobre novo acordo pode ser votado em 29 de janeiro.

Na China,o PIB subiu 6,6% em 2018 , o menor resultado desde 1990. Após o resultado, a China anunciou a redução de US$37 bi dos compulsórios.

O BoJ (Japão) e o BCE mantiveram a política monetária, reforçaram a retórica de estímulos por longo período e efetuaram revisões baixistas para o PIB e inflação.

Brasil. A fala de Bolsonaro em Davos, e mais importante ainda, as entrevistas fechadas dadas por Guedes a investidores a respeito da reforma da Previdência, da privatização e de outras medidas pró-mercado deram a direção aos negócios na semana.

A entrevista de Ilan a Reuters e o posterior comunicado feito pelo Bacen gerou um sobe e desce  nas curvas na terça/quarta.

 O IPCA-15(Jan) apresentou uma alta de 0,30% um pouco abaixo do consenso de mercado (0,35%).

No cenário político, o mercado segue acompanhando as movimentação em relação aos candidatos a presidentes no legislativo da união.

Principais indicadores para acompanhamento da Renda Fixa

Estruturas a Termo de Taxas de Juros Anbima (Curvas de Juros)

Gráfico de Retorno versus Risco Tesouro Direto

Rentabilidades nominais brutas do Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar e CDI

Volatilidade (Risco de Mercado) Tesouro Direto, Ibovespa e Dólar

Características do Tesouro Direto: Taxa de Compra, Preço de Compra, Duration(Duração), Duração Modificada, DV01 e Volatilidade(Desvio padrão últimos 21 úteis)