Análise Semanal de Renda Fixa
01/02/2018 à 08/02/2019

Semana 29

Comentários da semana

Depois de um bom período de bonança, a Renda Fixa mostrou um revés nesta semana, com forte abertura das taxas em todas as Curvas de Juros.  Além disso, o Dólar subiu, o Ibovespa caiu e a maioria das bolsas lá fora sofreram quedas. Os Juros americanos cederam e o CDS de 5 anos do Brasil subiu.

No noticiário de mercado:

Mundo:

Semana começa trazendo as preocupações do Mercado com a Guerra Comercial por conta das declarações de Trump sobre as dificuldades no acordo.

A Europa trouxe indicadores com quedas mais acentuadas que o previsto, principalmente a Alemanha, o que gera um alerta quanto a desaceleração global.

O Brexit (ainda sem acordo) segue no radar dos investidores.

Entidades internacionais como IFF e BoE revisaram as projeções para os PIBs de 2019 e 2020 para baixo.

China esteve fechada por uma semana por conta de feriado lunar

Brasil:

O otimismo com as Reformas sofreu um baque esta semana com declarações de Maia quanto as dificuldades na tramitação. As discussões sobre a Reforma de Previdência dentro do próprio governo sugeriram um tom de maior cautela nessa semana.

Presidente segue internado, o que causa um freio no andamento do governo.

COPOM mantém a taxa e mercado interpreta que a condução da política monetária será mais cautelosa, o que indica que os cortes no patamar atual não devem acontecer tão facilmente.

O IPCA veio 0,32% no mês, abaixo das Projeções da Anbima para formação dos preços do Tesouro IPCA (0,38%). O IGP-DI variou 0,07% em janeiro (consenso 0,20%).

Principais indicadores para acompanhamento da Renda Fixa

Estruturas a Termo de Taxas de Juros Anbima (Curvas de Juros)

Gráfico de Retorno versus Risco Tesouro Direto

Rentabilidades nominais brutas do Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar e CDI

Volatilidade (Risco de Mercado) Tesouro Direto, Ibovespa e Dólar

Características do Tesouro Direto: Taxa de Compra, Preço de Compra, Duration(Duração), Duração Modificada, DV01 e Volatilidade(Desvio padrão últimos 21 úteis)