Análise Semanal de Renda Fixa
03/05/2019 à 10/05/2019

Semana 42

Principais Notícias para Renda Fixa

A expectativa de alta para o PIB em 2019 despencou de 1,70% para 1,49%, conforme o Focus. Há apenas quatro semanas a estimativa de crescimento era de 1,97%. A projeção para a alta da produção industrial de 2019 também caiu, de 2,00% para 1,76%. Há um mês estava em 2,50%. A mediana para o IPCA este ano passou de alta de 4,01% para 4,04%. Há um mês estava em 3,90%. A Selic este ano seguiu em 6,50%.

A aposta de que o BC pode retomar os cortes da Selic mais para a frente neste ano, quando alguma etapa fundamental da reforma da Previdência tiver sido vencida, como a primeira votação na Câmara, ganha corpo, embora várias casas ainda mantenham a visão de que a taxa básica permanecerá no nível atual de 6,50% até o fim de 2019.

Um cenário de ociosidade da ordem de 30% da capacidade industrial instalada, a percepção de atividade fraca, 13,4 milhões de desempregados, inflação estrutural caminhando para fechar abaixo meta, derretimento das projeções do PIB, o tom um pouco mais dovish do comunicado do Copom, o desempenho fraco das vendas no varejo de março e o IPCA de abril abaixo da mediana das estimativas, tem realimentado o debate no mercado entre os que defendem a manutenção da Selic e os que acham que o Copom deveria baixar a taxa para estimular a economia.

Outro ponto em favor ao ciclo de afrouxamento é que as pressões inflacionárias estão arrefecendo. Há expectativas de que no meio do ano a inflação pelo IPCA estará rodando baixa e a atividade ainda ruim. Em junho, a inflação medida pelo IPCA deverá ceder mais de um ponto porcentual, retornando para baixo da meta. Isso poderá acontecer por uma questão estatística: a alta decorrente da greve dos caminhoneiros no ano passado sairá da base de cálculo anual.

A inflação implícita para 2019 caiu e estimulou o aumento das apostas em corte da Selic, que começaram a surgir após dados decepcionantes do varejo, nova rodada de corte nas projeções do PIB e ainda sendo reforçadas pela desaceleração do IPCA de abril abaixo da mediana.

Segue no radar a Guerra Comercial e seus desdobramentos.

Fonte principal: Broadcast

Principais indicadores para acompanhamento da Renda Fixa

Estruturas a Termo de Taxas de Juros Anbima (Curvas de Juros)

Gráfico de Retorno versus Risco Renda Fixa - Tesouro Direto

Rendimentos da Renda Fixa nominais brutos do Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar e CDI

Volatilidade da Renda Fixa (Risco de Mercado) Tesouro Direto, Ibovespa e Dólar

Características do Tesouro Direto: Taxa de Compra, Preço de Compra, Duration(Duração), Duração Modificada, DV01 e Volatilidade(Desvio padrão últimos 21 úteis)