Análise do Mercado de Renda Fixa e Tesouro Direto: Semana 121

Curva de Juros Futuro do DI em 13/11/2020

Curva de Juros Futuro do DI em 06/11/2020

Highlights (Resumo):

Queda nos Curtos e Alta nos Longos.

Principal(is) vetor(es): Preocupações com cenário ainda de risco fiscal, ruídos políticos e falta de avanço das reformas, incertezas em relação aos efeitos da segunda onda de covid-19 pelo mundo, o que conduziu a curva de juros a fechar a semana com inclinação adicional. 

Destaque(s): Risco Fiscal e Político.

Principais Notícias para o Mercado de Renda Fixa e Tesouro Direto.

Contribuição: José Luis Gomes Lisboa CFP® Linkedin

O Relatório de Mercado Focus (16) mostrou que a mediana para o IPCA neste ano foi de alta de 3,20% para 3,25%. Há um mês, estava em 2,65%. A estimativa para o índice em 2021 foi de 3,17% para 3,22%. Quatro semanas atrás, estava em 3,02%.
Entre as instituições denominadas Top 5, a mediana das projeções para 2020 foi de 3,08% para 3,14%. Para 2021, a estimativa do Top 5 passou de 3,31% para 3,36%. Quatro semanas atrás, as expectativas eram de 2,82% e 3,17%, respectivamente.

A euforia com a eleição do democrata Joe Biden nas eleições americanas e com as chances cada vez mais próximas de uma vacina contra covid-19 sair no curto prazo perdeu espaço para as preocupações domésticas, de cenário ainda de risco fiscal, ruídos políticos e falta de avanço das reformas, e para as incertezas em relação aos efeitos da segunda onda de covid-19 pelo mundo, o que conduziu a curva de juros a fechar a semana com inclinação adicional ante os níveis da última sexta-feira (06).

Na sexta-feira (13) houve alívio de prêmios na curva de juros, influenciado também pelas declarações do ministro da Economia em defesa das reformas, austeridade fiscal e do teto de gastos, após ter elevado a pressão nos últimos dias ao falar de hiperinflação e “certeza” de prorrogação do auxílio emergencial para 2021 na eventualidade de segunda onda de covid-19 no País.

Fabio Kanczuk, diretor de Política Econômica do Banco Central, em reunião com representantes de várias instituições financeiras, reforçou a mensagem dos documentos do BC em relação ao forward guidance, que indica manutenção da Selic nos atuais 2% por um longo período.

O resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de setembro foi positivo, com alta de 1,29% ante agosto, acima da mediana das estimativas (1,0%), subiu 9,47% no terceiro tri, na margem, também acima das expectativas (teto de 9,40%), mas não chegou a influenciar os negócios.

A pesquisa sobre o setor de serviços foi monitorada e não chegou a pesar sobre os negócios. O volume de serviços prestados subiu 1,8% em setembro ante agosto, acima da mediana de 1,6%, desacelerando da alta de 2,9% em agosto, mas não o suficiente para alterar o quadro de apostas para a Selic. A expectativa majoritária para o Copom de dezembro é de estabilidade.

O dólar fechou a semana em R$ 5,4756, acumulando alta de 1,5% e devolvendo parte da queda da semana passada, quando recuou 6%. Os últimos dias foram marcados por forte volatilidade no mercado de câmbio e pela volta ao radar das preocupações fiscais com o Brasil, após uma trégua em meio às eleições americanas e notícias positivas sobre vacinas. As principais dúvidas do mercado sobre o orçamento brasileiro continuam sem resposta, sendo a principal delas como o governo pretende financiar seus programas sociais em 2021.


Semana de 16 a 20 de novembro

No Brasil, a previsão é de que o governo consiga retomar a pauta econômica no Congresso a partir da terça-feira (17), passado o primeiro turno das eleições municipais, o que pode fazer andar as reformas e vários projetos parados na Câmara e no Senado. A agenda de indicadores doméstica é esvaziada, mas há expectativa em torno da divulgação dos números da arrecadação.

A agenda internacional contempla uma bateria de dados da economia chinesa, entre eles produção industrial e vendas do varejo. Nos EUA, haverá uma série de discursos de dirigentes do Fed, incluindo o presidente da instituição, Jerome Powell. Além da agenda, todo o noticiário em torno da produção de vacinas contra o coronavírus e da evolução da covid-19 pelo mundo seguirá também em primeiro plano. Ainda, o mercado aguarda novidades com relação ao pacote fiscal americano.

 

Fonte: Broadcast

 

Principais indicadores para acompanhamento da Renda Fixa e Tesouro Direto

Curvas de Juros do Tesouro Direto

Gráfico de Retorno versus Risco Renda Fixa - Tesouro Direto

Rendimentos e Volatilidade da Renda Fixa: Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar, IDA Anbima e CDI

Características do Tesouro Direto: Taxa de Compra, Preço de Compra, Duration(Duração), Duração Modificada, DV01 e Volatilidade(Desvio padrão últimos 21 úteis)

Volatilidade da Renda Fixa (Risco de Mercado) Tesouro Direto, Ibovespa e Dólar

Retornos Mensais e 12 Meses Ordenado

Ranking Mensal Colorido de Rentabilidades Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar, IDA Anbima e CDI