Investir em ações também é uma boa opção?

O intuito do Renda Fixa Prática é contribuir com a disseminação de conhecimento sobre finanças e investimento. Este artigo é uma parceria com Investidor 10.

As ações surgem no mercado quando as empresas que desejam crescer, utilizam para fazer sua expansão o método de fundos originários, assim a empresa emite e disponibiliza para o mercado as suas ações.

Mas o que são essas ações então? Como você já deve ter imaginado, ação nada mais é do que uma parte da propriedade de uma companhia.

As ações são comumente conhecidas também, como “papéis”. As mesmas, integram o capital social de uma companhia, ou seja, são títulos emitidos por empresas caracterizadas como sociedades anônimas.

Quando você compra uma ação, você passa a dispor dos benéficos que ela oferece. Ao falar sobre investir na bolsa de valores, estamos falando sobre investir em renda variável, o que diz que não podemos prever com 100% de certeza quais retornos financeiros teremos.

Dentro da bolsa de valores, temos várias formas de investir e ações individuais das empresas é uma delas. Existem também, entre os principais focos de investimento na bolsa, os fundos de investimento, os derivados, os ETF e commodities.

Agora que relembramos algumas características das ações, bem como o que elas são, vamos começar a discorrer sobre o tema principal de nosso artigo, se investir em ação é boa opção.

Para isso vamos falar: dos benefícios e vantagens em se investir ações; das desvantagens que esse tipo de investimento pode trazer e encerraremos com as diferenças entre investir em renda variável e em renda fixa.

Para darmos início ao artigo, é importante lembrarmos o que são as tão famosas ações e suas principais características.

Benefícios e Vantagens de Investir em Ações

Possibilidade de ganhos altos

Investir em ações, assim como em outros tipos de investimentos, tem os seus riscos, no entanto, se você se dedicar a estudar bem o mercado, fazer um acompanhamento contínuo e escolher as melhores ações que estão de acordo com seu perfil de investidor, a possibilidade de ganhos são altíssimas.

Nossa, mas aí você nos pergunta, eu preciso de fazer tudo isso para conseguir ter esses altos ganhos? Não exatamente, só de falarmos em investir em ações, já estamos falando em ter ganhos maiores do que se investir em renda fixa.

Mas para que você garanta mais chances de ganhos, do que perdas, é preciso que você tenha essa atitude mais consciente e estude sobre o lugar que está entrando.

Além de que, por mais que ao se ler assim, parece que é tudo muito difícil, na verdade as coisas não são complicadas. Quando você começar a estudar verá que é tudo muito mais fácil do que imaginou.

Como afirmado anteriormente, mesmo que investir em ações possa lhe oferecer algum risco, por ela também dispor de possibilidades de ganhos altíssimos, isso costuma compensar as pequenas perdas.

Além de que ao colocar algumas estratégias em prática, você pode ganhar ainda mais. Ou seja, ao contrário de muitos outros tipos de investimento, investir em ações lhe oferece possibilidades de ganhos ilimitados, assim basta apenas que você use algumas estratégias.

Na internet você consegue encontrar estratégias que podem ser utilizadas ao investir em ações e também métodos que podem ser utilizados para analisar os tipos de ações.

Trabalhar de Casa

Uma outra grande vantagem de se investir em ação, é a possibilidade de fazer tudo isso do conforto do seu lar. Para realizar as suas negociações na bolsa, basta você ter em casa um notebook e internet. Assim você vai conseguir fazer a compra e venda de seus papéis sem precisar sair de casa.

Muitas pessoas que começam a investir nesse nicho, acabam por gostar tanto dessa vantagem, que passam a trabalhar como investidores profissionais e usam deste meio para viver.

Não precisa de muito para investir

Como não existe um valor mínimo para se investir, essa acaba por ser uma vantagem enorme para aqueles que desejam investir, mas infelizmente não dispõem de grandes recursos para tal.

Não tem um valor específico para que se comece a investir em ações, porém, é importante que você se programe para entrar nesse mercado. Não use dinheiro do fundo de emergência para investir. Se você sonha em investir, comece a separar uma parte de seus recursos para fazer tal coisa.

Como falamos, não precisa ser muito, mas se programe para isso. Escolha também uma corretora para que os ganhos que você tiver no início não fiquem todos nas taxas de corretagem.

Algo que pode representar um bom investimento para você que está iniciando agora, é investir em lotes de ações menores, então os preços também serão menores e você poderá diversificar mais.

Mas esta é apenas uma dica, antes de realizar qualquer tipo de investimento ou escolher qualquer tipo ação, identifique primeiro qual é o seu perfil de investidor e estude sobre esse mercado. Não compre algo simplesmente porque o seu amigo disse que é bom. Pode até ser bom para o perfil dele, mas isso não quer dizer que será bom para você.

Você se torna sócio da empresa

Quando você investe em ações, você não está emprestando dinheiro para alguém como em outros investimentos, mas sim, comparando uma parte da empresa em questão.

Como pequeno investidor, você não terá direito de controle administrativo da empresa, mas você sempre estará lucrando junto com a empresa. Cada ganho dela, também será um ganho seu.

Com isso, você pode ganhar duas vezes em cada ação. Você ganha na valorização das ações e ganha também com os dividendos da empresa, de tempos em tempos a empresa divide os dividendos que recolheu entre seus acionistas.

Então, além de ter uma parte da empresa, as ações podem trazer vários outros benefícios que estão embutidos na compra da mesma. Cada empresa dita quais serão os benefícios que as suas ações ofertaram, então estejam atentos a isso também na hora de comprar.

Possibilidade de Resultados Rápidos

Dependendo da estratégia que você decidir utilizar, você terá a oportunidade de recolher resultados em um curto período, como por exemplo ao usar a abordagem Day Trade, onde se compra e vende as ações no mesmo dia. Assim, tem a possibilidade do retorno financeiro já chegar no mesmo dia.

A possibilidade de ganhos em curto prazo é uma vantagem que investir em ações oferece, que a renda fixa não disponibiliza para seu investidor. O retorno financeiro a partir da renda fixa, tende a demorar anos para acontecer.

Riscos e Desvantagens de Investir em Ação

Alta oscilação do mercado

As oscilações do mercado nas áreas políticas, econômicas e até mesmos nas próprias empresas, podem gerar nas ações tanto quedas quanto altas, porém, as mesmas são imprevisíveis. O que torna uma desvantagem para o tipo de investimento.

Nenhuma dessas mudanças podem ser previstas e por isso você deve estar sempre atento a elas. Exemplos que podem causar essa oscilação são: troca de presidente, acordo entre países, algum desastre natural, pandemias, entre outros motivos que não somos capazes de prever.

Com esse sobe e desce das ações fica difícil de compreender as tendências que ela segue, porém, com um acompanhamento constante do mercado mesmo que hajam quedas bruscas você conseguirá reagir a elas sem que perca muito.

Riscos mais altos nas operações

Como observamos no tópico anterior, devido à alta oscilação do mercado, investir em ações oferece mais riscos que investir na em renda fixa e na poupança que ofertam aos seus investidores riscos quase nulos. No entanto, assim como oferecem riscos quase nulos, também dispõem de ganhos muito abaixo do que as ações oferecem para aqueles que investem nela.

As ações podem dispor de mais riscos que os investimentos de renda fixa, mas como dito anteriormente existem meios que você pode utilizar para minimizá-los. Como por exemplo, disseminar melhor a sua carteira de investimentos e até mesmo investir em fundos de investimento se claro, for de acordo com o seu perfil. 

Além de diversificar suas ações, sempre gostamos de lembrar que se você deseja ser um investidor de sucesso, é importante que esteja constantemente estudando estratégias para o mercado financeiro e esteja sempre atento ao plano estratégico que você montou, se preciso faça atualizações.

Se você tem dúvidas sobre os passos que deve seguir para começar a investir, leia o artigo sobre o tema: ações, que fala exatamente sobre esse assunto e assim tire as dúvidas que tem.

Dificuldade para vender

Pode acontecer que os papéis que você comprou, fiquem tão baixos e não tenham previsão de alta, que seja difícil de retirar os mesmo de sua carteira de ações.

Por isso é importante estar atento ao mercado e aos pregões diários, assim se você perceber que alguma de suas ações está só caindo e o mercado não vê previsão de alta por causa de algum fator externo, você fazer a venda antes que chegue ao extremo e além de perder muito você também não consiga vender tais ações.

Mas algo muito importante quando falamos em investir em ações é que o investidor não pode ser emocional e nem mesmo impaciente. Não é porque a sua ação fechou em baixa hoje, que você vai ficar desesperado e vender ela de imediato. Analise o mercado antes de tomar alguma atitude, isso serve para comprar e para vender também as suas ações.

Lucro a longo prazo

Por mais que você consiga atingir lucros em um curto período de tempo, como já citamos acima, o objetivo maior de quem investe em ações costuma ser a longo prazo, se tornar um sócio da empresa, aumentar o patrimônio, viver de rendimentos e dispor de uma boa aposentadoria.

Assim, se você é uma pessoa ansiosa, esta pode ser uma desvantagem para você.

Ter conhecimento do assunto

Para investir em ações é preciso que você tenha um conhecimento mínimo do setor que deseja entrar. É claro que você não precisa ser um profissional da área, mas ter conhecimento do assunto vai ajudar você a correr menos riscos.

No entanto, essa desvantagem não acontece só no mercado de ações. Qualquer investimento que você vá fazer, é necessário que você tenha algum conhecimento da área antes.

Para reduzir a possibilidade de perdas, não invista seus recursos cegamente no que o outro acredita ser o melhor, faça você mesmo a análise e busque cada vez mais entender sobre o assunto. Assim você pode crescer como investidor e acabar se tornando uma pessoa experiente da área.

Como investir em Ações?

É necessário apenas que você dispõe de uma conta em uma corretora e depois já poderá realizar suas negociações.

No entanto, para que você seja um investidor de sucesso, recomendamos que você estude sobre o assunto previamente, identifique qual é o seu perfil de investidor, quais são os seus objetivos, crie um planejamento estratégico, estude as ações que deseja investir antes de investir e escolha tudo de acordo com seu perfil de investidor. Isso inclui a casa de corretagem também, pesquise sobre ela no mercado, olhe as taxas de corretagem e como ela trata os seus clientes.

Considerações

Conseguimos identificar no decorrer do artigo que as ações podem representar riscos para o investidor assim como qualquer outro investimento. E ao contrário de outros investimentos como os de renda fixa, ela pode proporcionar lucros muito maiores e no caso das ações você não está emprestando dinheiro para alguém como acontece em alguns investimentos de renda fixa, nas ações você compra uma parte da empresa o que faz de você um sócio da mesma.

Não é obrigatório que você invista em apenas um tipo de coisa, então se for do seu desejo e estiver de acordo com seu perfil, você pode diversificar sua carteira de investimentos, aplicando parte em uma coisa e parte em outro.

Acima de tudo, pesquise, estude, se conheça e enfim faça boas aplicações.

Ficamos por aqui. Você é sempre bem-vindo em nosso site. Se você tiver mais alguma dúvida não hesite em nos deixar um comentário, ficamos felizes em ajudar você a alcançar seus sonhos. Explore o nosso site e cresça cada vez mais.

A excelência é uma utopia, sempre há algo a melhorar!

Deixe suas críticas, correções, sugestões, dúvidas e também elogios! 

Vá ao final da página e deixe seu comentário! Isso me motiva a continuar!

A utilidade é que me move!

Forte abraço

Jefferson Figueiredo – CGA

Receba nossos Artigos assim que forem produzidos!

Preencha abaixo:

Sou Gestor de ativos de Renda Fixa há 12 anos. O objetivo do Renda Fixa Prática é ajudar na compreensão sobre ativos de Renda Fixa.