O intuito do Renda Fixa Prática é contribuir com a disseminação de conhecimento sobre finanças e investimento. Este artigo é uma parceria com Investidor 10.
As ações surgem no mercado quando as empresas que desejam crescer, utilizam para fazer sua expansão o método de fundos originários, assim a empresa emite e disponibiliza para o mercado as suas ações.
Mas o que são essas ações então? Como você já deve ter imaginado, ação nada mais é do que uma parte da propriedade de uma companhia.
As ações são comumente conhecidas também, como “papéis”. As mesmas, integram o capital social de uma companhia, ou seja, são títulos emitidos por empresas caracterizadas como sociedades anônimas.
Quando você compra uma ação, você passa a dispor dos benéficos que ela oferece. Ao falar sobre investir na bolsa de valores, estamos falando sobre investir em renda variável, o que diz que não podemos prever com 100% de certeza quais retornos financeiros teremos.
Dentro da bolsa de valores, temos várias formas de investir e ações individuais das empresas é uma delas. Existem também, entre os principais focos de investimento na bolsa, os fundos de investimento, os derivados, os ETF e commodities.
Agora que relembramos algumas características das ações, bem como o que elas são, vamos começar a discorrer sobre o tema principal de nosso artigo, se investir em ação é boa opção.
Para isso vamos falar: dos benefícios e vantagens em se investir ações; das desvantagens que esse tipo de investimento pode trazer e encerraremos com as diferenças entre investir em renda variável e em renda fixa.
Para darmos início ao artigo, é importante lembrarmos o que são as tão famosas ações e suas principais características.