Quem sou eu?

Meu nome é Jefferson Figueiredo (CGA), tenho 41 anos, cristão, “noroestino” fluminense da cidade de Itaocara , durante a semana niteroiense, carioca pela profissão, pai de duas belas meninas, esportista, hoje mais canoísta, amante da natureza, protetor do meio ambiente e inquieto de nascimento…

Trabalho há 19 anos no mercado financeiro, sendo os últimos 15 anos com Gestão de Fundos de Renda Fixa, período em que consolidei meus conhecimentos sobre investimentos.

Todos esses anos trabalhando com Renda Fixa, estou tento a oportunidade de conviver com profissionais extremamente competentes e tenho certeza que este é o componente mais importante para a minha formação profissional.

Ao ler as notícias diárias da seção de mercado financeiro, você perceberá que predominam os artigos sobre Renda Variável. Chovem livros, cursos, sites e blogs sobre o mercado de ações, mas não encontramos o mesmo interesse em Renda Fixa.

O mais engraçado é que quando olhamos as carteiras dos Fundos de Investimentos (Boletim Anbima 06/07/2018) podemos verificar que do total de 3.926,93 (Três trilhões…) de investimentos, os ativos de Renda Fixa representam 90,9% do total de ativos dos fundos, enquanto a Renda Variável 9,1%.

Quando analisamos os números do Boletim de Distribuição (Anbima 21/02/2018) que trazem números consolidados dos investidores de Varejo, Private e Alta Renda, vemos:

As pessoas investem mais em Renda Fixa!

O aprendizado sobre Renda Fixa é tão importante quanto o estudo do mercado de ações.

Será que todos os investidores entendem que alguns ativos de renda fixa apresentam risco de mercado semelhante a uma ação?

Que você pode perder dinheiro com ativos de Renda Fixa?

Que o potencial de retorno de um papel de renda fixa prefixado ou indexado pode ser grande?

Que uma carteira de Renda Fixa já rendeu 10,65% em um único mês (10/2018)? vide artigo.

Porque perdi dinheiro em 2021 na Renda Fixa? vide artigo.

Vejo uma carência muito grande de conteúdos práticos voltados para o investidor de Renda Fixa. Para os pequenos investidores ainda não existe um local para o acompanhamento do mercado de renda fixa que trate do assunto com uma profundidade e praticidade razoável.

E esse é o objetivo do Renda Fixa Prática! Ajudar a elevar o nível de conhecimento deste instrumento financeiro tão importante para a economia nacional, dando ênfase nos Títulos Públicos Federais.

Como gestor de investimento, também procurei aprimorar-me através de livros e cursos que me ajudaram muito na caminhada do aprendizado, que não se encerra nunca.

Como meu foco maior sempre foi Renda Fixa,  acabei encontrando alguns instrumentos de estudo muito importantes. 

Leia o artigo abaixo!

Sobre minha certificação CGA - Anbima

Como muitos me perguntam sobre meu processo de estudo para o certificado CGA, segue…
 
A CGA tem objetivo de certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros de veículos de investimentos. Isso inclui aqueles que atuam na gestão de recursos de terceiros e que têm alçada/poder de compra e de venda dos ativos financeiros das carteiras destes veículos
 
Eu tirei minha certificação CGA em 2011 e na época estudei pelo material do CFA que encontrei na internet.
 
Eu baixei as Orientações de Estudo do CGA e comparei com o Learning Outcome Statements (LOS) do CFA. Irão perceber mmmmuittttas correspondências e como os materiais do CFA são construídos baseados no LOS, o estudo pelas apostilas do CFA facilitou muito meu processo de aprovação, muito mesmo, apesar de ser em inglês.
 
Com relação a cursos, vejo a galera aqui do trabalho estudando pela FK Partners.

Redes Sociais do Renda Fixa Prática


Assine minha lista de e-mails, nos acompanhe nas redes sociais e assim terá oportunidade de aprender sobre investimento em Renda Fixa através de análises semanais, artigos, infográficos, e-books, planilhas e muito mais

Sou grato em ter você por aqui!

Jefferson Figueiredo CGA

Se desejar me mande um email!