Quem sou eu?

Meu nome é Jefferson Figueiredo (CGA), tenho 38 anos, cristão, “noroestino” fluminense da cidade de Itaocara , durante a semana niteroiense, carioca pela profissão, pai de duas belas meninas, esportista, hoje mais canoísta, amante da natureza, protetor do meio ambiente e inquieto de nascimento…

Trabalho há 15 anos no mercado financeiro, sendo os últimos 12 anos com Gestão de Fundos de Renda Fixa período em que consolidei meus conhecimentos sobre investimentos.

Todos esses anos trabalhando com Renda Fixa, estou tento a oportunidade de conviver com profissionais extremamente competentes e tenho certeza que este é o componente mais importante para a minha formação profissional.

Ao ler as notícias diárias da seção de mercado financeiro, você perceberá que predominam os artigos sobre Renda Variável. Chovem livros, cursos, sites e blogs sobre o mercado de ações, mas não encontramos o mesmo interesse em Renda Fixa.

O mais engraçado é que quando olhamos as carteiras dos Fundos de Investimentos (Boletim Anbima 06/07/2018) podemos verificar que do total de 3.926,93 (Três trilhões…) de investimentos, os ativos de Renda Fixa representam 90,9% do total de ativos dos fundos, enquanto a Renda Variável 9,1%.

Quando analisamos os números do Boletim de Distribuição (Anbima 21/02/2018) que trazem números consolidados dos investidores de Varejo, Private e Alta Renda, vemos:

Dados consolidados do Boletim Anbima Distribuição

As pessoas investem mais em Renda Fixa!

O aprendizado sobre Renda Fixa é tão importante quanto o estudo do mercado de ações.

Será que todos os investidores entendem que alguns ativos de renda fixa apresentam risco de mercado semelhante a uma ação?

Que você pode perder dinheiro com ativos de Renda Fixa?

Que o potencial de retorno de um papel de renda fixa prefixado ou indexado pode ser grande?

Que uma carteira de Renda Fixa já rendeu 10,65% em um único mês (10/2018)? vide artigo.

Vejo uma carência muito grande de conteúdos práticos voltados para o investidor de Renda Fixa. Para os pequenos investidores ainda não existe um local para o acompanhamento do mercado de renda fixa que trate do assunto com uma profundidade e praticidade razoável.

E esse é o objetivo do Renda Fixa Prática! Ajudar a elevar o nível de conhecimento deste instrumento financeiro tão importante para a economia nacional, dando ênfase nos Títulos Públicos Federais.

Como gestor de investimento, também procurei aprimorar-me através de livros e cursos que me ajudaram muito na caminhada do aprendizado, que não se encerra nunca.

Como meu foco maior sempre foi Renda Fixa,  acabei encontrando alguns instrumentos de estudo muito importantes. Começamos com alguns livros:

Livros sobre Renda Fixa

Entidades de referência para Renda Fixa

Se quer aprender e futuramente dominar os conhecimentos sobre Renda Fixa nacional, deverá acessar o site das Instituições abaixo.

Valem visitas constantes e pacientes.

Ali está o cerne da Renda Fixa brasileira.

Tesouro Nacional --> Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online.

Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir R$ 30,00.

No site do TD possui vasto material sobre títulos públicos. Se você compreender bem este instrumento, poderá dominar qualquer outro ativo de Renda Fixa.

Para quem já tem uma boa noção sobre o mercado financeiro e pretende começar os estudos da Renda Fixa, aconselho a fazer o Curso do Tesouro Direto, curso gratuito, muito bom e prático. Ele é oferecido pelo próprio Tesouro Nacional, através da Esaf (Escola de Administração Fazendária).

Para quem quer avançar nos estudos sobre Títulos Públicos Federais deve acessar o PAF Plano Anual de Financiamento do Tesouro Nacional documento muito importante sobre dívida pública.

Livro sobre Divida Pública que aborda muitos assuntos sobre Títulos Públicos Federais.

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

A AMBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)  é a principal provedora de informações do mercado de Renda Fixa, responsável pela divulgação, desde referências de preços e índices que refletem o comportamento de carteiras de ativos, até estudos específicos que auxiliam no acompanhamento dos temas de interesse dos associados.

O trabalho de divulgação de preços e taxas de referência de ativos e instrumentos financeiros pela ANBIMA teve início em novembro de 1999, quando o Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional delegaram à associação a atribuição de divulgar parâmetros de taxas para títulos públicos federais negociados no mercado secundário, no âmbito de 21 medidas de estímulo à liquidez dos ativos. A partir da experiência com divulgação de preços de títulos públicos, por demanda do mercado, em 2004, a associação implantou modelo semelhante para divulgação de preços de referência para as debêntures.

A ANBIMA disponibiliza vasto material sobre Renda FIxa: Curvas, Índices, Preços e Taxas, Relatórios, Guias, Informes de Legislação, etc. Vale conferir tudo!

Se precisa estudar sobre Debêntures, a ANBIMA mantêm o site Debêntures.com.br e também disponibiliza o ANBIMA Data. Neles você encontrará tudo sobre debêntures.

Na ANBIMA ainda destaco a lista de cursos para Mercado Financeiro e de Riscos Financeiros. Vale a pena acessar o Portal Como Investir da entidade. A entidade disponibilizou gratuitamente apostilas para Certificação CPA 10 e o conteúdo é muito interessante!

[B3] - Brasil, Bolsa e Balcão

A B3 ou [B3] (Brasil, Bolsa, Balcão; antes chamada BM&F Bovespa) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, a Companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros. Reúne ainda tradição de inovação em produtos e tecnologia e é uma das maiores em valor de mercado, com posição global de destaque no setor de bolsas.

Na B3 são negociados os Contratos Futuros de Taxa DI que tem como ativo subjacente a taxa média diária dos Depósitos Interfinanceiros (DI), calculada e divulgada pela B3, compreendida entre a data de negociação, inclusive, e a data de vencimento, exclusive, e é utilizado para proteção e gerenciamento de risco de taxa de juro de ativos/passivos referenciados em DI.

O Futuro de DI é o principal precificador dos Titulos Públicos Prefixados e IPCA, então para entender sobre Renda Fixa, deve-se compreender esse derivativo!

A B3 provêm os cursos de Renda Fixa, mas deem uma olhada também nos cursos de Derivativos. Não deixem de aproveitar os cursos gratuitos Semana ENEF – Gratuitos.

A B3 disponibiliza um a calculadora de DI, Títulos Públicos e Debêntures. Pode ser muito útil a seus estudos.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autárquica e tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

Na área de Publicações existem ótimos materiais inclusive livros.

A CVM regula a indústria de Fundos de  Investimentos e disponibiliza um sistema chamado Consulta Consolidada de Fundo onde pode-se encontrar todas as informações públicas dos fundos. Esse material é muito útil ao aprendizado sobre investimentos, logo também para Renda Fixa.

Na CVM destaco o Portão do Investidor. que possui dicas sobre investimento e finanças pessoais. Ela também disponibiliza Cursos Gratuitos.

Bacen - Banco Central do Brasil

O (Banco Central do Brasil (BC ou Bacen) é o guardião dos valores do Brasil e tem múltiplas atividades: manter a inflação sob controle; assegurar que o sistema financeiro seja sólido (tenha capital suficiente para arcar com seus compromissos) e eficiente; ser o depositário das reservas internacionais do país; monitorar os saldos do Bancos para que as transações financeiras aconteçam com fluidez e para que as próprias contas não fechem o dia com saldo negativo; gerenciar o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.

No site do Bacen destaco o acesso as páginas dedicadas a Política Monetária; principalmente o acompanhamento dos comunicados do COPOM, Relatórios de Inflação e Expectativas de Mercado (Boletim Focus).

Se precisa de Séries Históricas não deixe de acessar o SGS – Sistema Gerenciador de Séries Temporais.

Quem faz a gestão da Taxa Selic é o Bacen, então acompanhem sempre o site do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é o sistema em que se efetua a custódia e se registram as transações com títulos públicos federais.

Blogs e Sites sobre Investimentos

Depois de concluir seu passeio nas Entidades acima, vale ressaltar que hoje, qualquer um pode conseguir outros conteúdos de qualidade na Internet, sendo um grande facilitador aos investidores iniciantes. 

Por isso gostaria de indicar alguns blogs e sites e aproveito para citar links de outros mercados, como Renda Variável e FII:


Blogs sobre Investimentos com bons materiais sobre Renda Fixa

apprendafixa.com.br

www.clubedospoupadores.com (muita coisa boa sobre Renda Fixa)

www.pimco.com.br  (maior Gestora de Renda Fixa do mundo)

www.guide.com.br

yubb.com.br

ynvestimentos.com.br

Noticias

valorinveste.globo.com/

A participação do Renda Fixa Prática no Valor Invest.

br.investing.com/

br.reuters.com/

www.bloomberg.com.br/blog/

www.infomoney.com.br

br.financas.yahoo.com/

braziljournal.com/

Economistas e Estrategistas

Will Castro

Dan Kawa

Alexandre Schwartsman

Comparador de Fundos

maisretorno.com/blog

blog.magnetis.com.br

verios.com.br/blog

Fundos Imobiliários

www.clubefii.com.br

www.fundsexplorer.com.br

www.clubefii.com.br

Renda Variável

www.sunoresearch.com.br

statusinvest.com.br

www.investsite.com.br

www.fundamentus.com.br

br.tradingview.com

br.advfn.com

opcoes.net.br

Sobre minha certificação CGA - Anbima

Como muitos me perguntam sobre meu processo de estudo para o certificado CGA, segue…
 
A CGA tem objetivo de certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros de veículos de investimentos. Isso inclui aqueles que atuam na gestão de recursos de terceiros e que têm alçada/poder de compra e de venda dos ativos financeiros das carteiras destes veículos
 
Eu tirei minha certificação CGA em 2011 e na época estudei pelo material do CFA que encontrei na internet.
 
Eu baixei as Orientações de Estudo do CGA e comparei com o Learning Outcome Statements (LOS) do CFA. Irão perceber mmmmuittttas correspondências e como os materiais do CFA são construídos baseados no LOS, o estudo pelas apostilas do CFA facilitou muito meu processo de aprovação, muito mesmo, apesar de ser em inglês.
 
Com relação a cursos, vejo a galera aqui do trabalho estudando pela FK Partners.

Assine minha lista de e-mails, nos acompanhe nas redes sociais e assim terá oportunidade de aprender sobre investimento em Renda Fixa através de análises semanais, artigos, infográficos, e-books, planilhas e muito mais

Sou grato em ter você por aqui!

Jefferson Figueiredo CGA

Se desejar me mande um email!