Recorde de rentabilidade mensal na Renda Fixa!

+10,66% ↑ É isso mesmo! Não é renda Variável, é Renda Fixa.

O índice IMA-B 5+ da Anbima apresentou uma rentabilidade histórica no mês de outubro de 2018. A maior dos últimos 12 anos:

O IMA-B 5+ é uma carteira composta por NTN-Bs (Tesouro IPCA) com prazo para o vencimento igual ou superior a cinco anos. São títulos de longo prazo. A carteira de out/2018 é composta por papéis de ago/2024 a mai/2055 e possui uma Duration de 3.013 dias úteis.

Existem vários fundos referenciados à carteira do IMA-B 5+, geralmente adquiridos por investidores institucionais, principalmente Fundos de Pensão e Previdência, e por clientes com maior apetite a risco, investidor arrojado.

Observando o IMA-B 5+, podemos perceber muito bem a visão do investidor em relação ao risco. Então, este forte fechamento das taxas das NTN-Bs longas, indica a melhora na percepção dos investidores em relação ao mercado. Na tabela abaixo, pode-se verificar que superou inclusive a rentabilidade do Ibovespa em outubro/2018: 10,19% contra 10,66%.

Em breve, irei escrever um E-book sobre os índices Anbima, pois são muito importantes para o mercado de Renda Fixa, muito embora pouco compreendidos pelos investidores em geral.

Neste momento, só queria fazer o registro desta rentabilidade histórica.

LEMBRE-SE:

  • Rentabilidade passada não garante nada no futuro!
  • Rentabilidade e Risco andam de mãos dadas! As NTN-Bs de longa duração tem volatilidade comparáveis a títulos de Renda Variável e Derivativos, por isso estude bastante sobre o ativo!

Abaixo, uma tabela com rentabilidades mensais dos IMA-Bs, CDI, Ibovespa e Dólar.

Observem o comportamento dos IMA-Bs e compare-os com os outros ativos!

A excelência é uma utopia, sempre há algo a melhorar!

Deixe suas críticas, correções, sugestões, dúvidas e também elogios! 

Vá ao final da página e deixe seu comentário!

Forte abraço

Jefferson Figueiredo – CGA®

Receba nossos Artigos assim que forem produzidos!

Preencha abaixo:

Acompanhe também nossas Análises Semanais, sempre às terças.

Sou Gestor de ativos de Renda Fixa há 10 anos. O objetivo do Renda Fixa Prática é ajudar na compreensão sobre ativos de Renda Fixa, dando ênfase nos Títulos Públicos Federais.