Macroeconomia: todo investidor deve entender!

Macroeconomia! Quer investir consciente? Aprenda seus princípios!

Como bem diz um ditado popular rural: A mesma lagoa que um cavalo mata a sede o outro morre afogado. A internet é como um lago cheio do perigo das distrações inúteis, mas também de grandes possibilidades para quem tem sede de conhecimento.

E quem deseja se tornar um investidor consciente deve ter em sua programação de estudos a obtenção de conhecimentos sobre Macroeconomia.

Cerca de seis meses, resolvi fazer mais um curso sobre Macroeconomia, agora no Coursera da University of California em Irvine, O Poder da Macroeconomia: Princípios da Economia no Mundo Real (em Português).

Fiquei surpreso! Trata-se de um curso básico, porém é muito prático e focado em questões cotidianas, e por tratar os assuntos com uma linguagem simples e acessível, torna o acompanhamento das aulas prazeroso e de fácil entendimento.

O material didático é de extrema qualidade.

O entendimento de questões macroeconômicas como: Politica Fiscal, Politica Monetária, Inflação, Dívida Pública, Produtividade, Comércio Internacional, Taxas de Câmbio e Protecionismo são extremamente importantes para qualquer investidor.

Coursera é um ambiente gratuito de com cursos de varias universidades internacionais e nacionais renomadas.

Segunda o Wikipédia:

Os cursos são disponibilizados no formato on-demand ou em períodos específicos (a critério da instituição provedora). Todos os cursos são gratuitos, mas o aluno pode optar por pagar uma taxa para obter um certificado autenticado. Contudo, a plataforma possui um programa especial de “Auxílio Financeiro” para os que desejam o certificado, mas não possuem condições financeiras para isso.

O Coursera oferece aulas em vídeos e uma vasta gama de opções de leitura obrigatória e extra, para melhor entendimento dos conteúdos repassados nas vídeo-aulas. É necessário completar todos os exercícios e rever o trabalho de pelo menos 3 colegas para que sua nota seja computada. Ao final de cada semana também é disponibilizada uma prova, na qual é necessária uma nota maior que 80% para passar.

O Coursera também conta com um aplicativo para IOS e Android, e possibilita gravar os conteúdos para acesso offline. Existem fóruns de discussão, e sua identidade é checada toda vez que é necessário entregar um projeto.

Também existe a oferta de especializações, conjunto de cursos independentes sobre o mesmo tema feitos em sequência.

A grande maioria dos cursos estão disponíveis em inglês com legendas em diversas línguas, mas há cursos em português disponibilizados pela USP, Unicamp e Fundação Lemann[4], por exemplo.

Universidades e faculdades de diversos países já se associaram ao Coursera: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China (continente), Singapura, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.

A todo o momento, nós aplicadores de recursos, precisamos discutir o cenário econômico prospectivo e sem conhecimento de cenários econômicos, a tarefa de investir se torna um tiro no escuro.

Esse curso é uma ótima oportunidade de aprendizagem!

Segue o link caso desejem iniciar já!

Se quiser se profundar ainda mais, faça também o curso de Macroeconomia da USP também disponível no Coursera.

 ↣ Introdução à Análise Macroeconômica (USP)

A excelência é uma utopia, sempre há algo a melhorar!

Deixe suas críticas, correções, sugestões, dúvidas e também elogios! 

Vá ao final da página e deixe seu comentário!

Forte abraço

Jefferson Figueiredo – CGA

Receba nossos Artigos assim que forem produzidos!

Preencha abaixo:

Acompanhe também nossas Análises Semanais, sempre às terças.

Sou Gestor de ativos de Renda Fixa há 10 anos. O objetivo do Renda Fixa Prática é ajudar na compreensão sobre ativos de Renda Fixa, dando ênfase nos Títulos Públicos Federais.