Posso ter rentabilidade negativa com Tesouro Selic (LFT)?

Tesouro Selic ou Letra Financeira do Tesouro

Recentemente vimos um aumento do valor do deságio dos Tesouros Selic e ficou revelado que apesar da baixa volatilidade histórica do ativo, ele também sofre percalços e pode ter seu valor reduzido no tempo.

O que me espanta não é o fato das mudanças nas taxas, mas sim o fato de pouca gente entender sobre o impacto disso no comportamento dos preços das LFTs, e como ela pode sim, trazer prejuízos ao investidor.

O propósito do Renda Fixa Prática é justamente ajudar a desmistificar a mal compreendida Renda Fixa!

Já deixo aqui meus Ebooks sobre Tesouro Selic e Prefixado, caso deseje aprofundar nos assuntos!

O que fez com que o deságio do Tesouro Selic aumentasse tanto em setembro de 2020?

As explicações sobre as mudanças nas Taxas da LFT são variadas. A principal delas é a demanda que geralmente aumenta em momentos de expectativas de altas de taxas de juros (SELIC). O contrário também é verdade para o caso de reduções na SELIC que pode trazer uma diminuição do apetite do mercado em relação a esses papéis.

Em momentos de muita incerteza quanto a SELIC, também pode ocorrer um aumento na demanda por conta da fuga do risco de mercado (volatilidade).

Pelo lado da oferta, caso o Tesouro Nacional opte por uma mudança no perfil da dívida pública, ele pode reduzir as ofertas e isso ocasionar uma pressão nos preços das LFTs. Bem como o excesso de oferta pode gerar queda no preço.

A melhor explicação para o momento atual (09/2020): “O Tesouro Nacional precisa vender mais porque o Governo está com um déficit cada vez maior. No entanto, a taxa de juros está no ponto mais baixo da história. Portanto, temos uma questão contraditória. Risco maior com retorno das LFT menor, por conta da Selic baixa.

O que acontece quando a oferta de títulos é maior do que a demanda? O preço cai.”

Dadas as prováveis justificativas para as mudanças nas Taxas, vamos ao propósito principal deste artigo. entender o impacto nos preços.

O que é Tesouro Selic?

O Tesouro Selic ou Letra Financeira do Tesouro ou apenas LFT é um título que possui seu rendimento atrelado à variação da taxa Selic.

O Tesouro Selic é negociado em taxa (rentabilidade) que pode ser um ágio, quando negativa, um deságio, quando positiva ou ao par, quando zero. O preço é calculado multiplicando a Cotação (%) pelo (VNA) Valor Nominal Atualizado da SELIC.

Dependendo da Taxa, você pode receber mais (comprar com deságio), menos (comprar com ágio) ou o valor igual (ao par) a Selic do período investido. Isso considerando que levará até o vencimento!

Vou retirar um trechinho do meu ebook para ajudar!

“A LFT remunera no vencimento do título a variação diária da taxa Selic (VNA) registrada entre as datas da compra e do vencimento do título, decrescido/acrescido, se houver, de ágio/deságio. Se a remuneração da SELIC no período de um ano foi de 10% e se você tivesse adquirido esse papel com ágio de -0,01%, você receberia 9,99% (10%-0,01%). Caso contrário, se tivesse comprado com deságio de 0,01% você receberia 10,01%. E se você entrar na LFT com a taxa de 0,00% (ao par) você receberá exatamente a variação da Selic no período.”

O que acontece com o Preço com as mudanças na Taxa do Tesouro Selic (Ágio, Deságio e Ao par)?

Na Renda Fixa, se as Taxas mudam, os Preços também sofrem modificação. Para ajudar vamos a uma tabela de meu ebook para entender a dinâmica das LFTs.

A primeira linha das Tabelas acima traz o preço ao par. Percebe-se que quanto menor/maior os valores dos ágios/deságios maior o impacto no preço em relação ao par e em relação ao ágio/deságio anterior.

Outro fato importante é saber que quanto maior o vencimento do Tesouro Selic, maior a sensibilidade às alterações nas Taxas.

Olhando para a Tabela 3 percebemos que para um mesmo nível de ágio/deságio o impacto é maior em Letras Financeiras Tesouro mais longas.

Essa mudança nas Taxas do Tesouro Selic já aconteceu outras vezes?

Sim

O Tesouro Selic já mostrou vários movimentos em suas Taxas. Tanto na direção do Ágio, como do Deságio, como também o retorno ao Par.

A linha vermelha traz a Taxa média das Letras Financeiras existentes no período analisado. Eu peguei as várias Taxas de todos os vencimentos e tirei a média. A ideia era simplesmente capturar os movimentos ao longo do tempo desde 2007.

Assim podemos verificar que nem sempre ela se manteve comportada ao redor do valor ao Par.

Bem... E que outras perguntas posso fazer sobre o Tesouro Selic?

Mas o Tesouro SELIC tem risco?

Quais movimentos nas Taxas do Tesouro Selic podem me ajudar/atrapalhar?

Posso ganhar menos que a Selic apesar de ter comprado o Tesouro Selic com deságio?

Posso ganhar mais que a Taxa Selic mesmo comprando o Tesouro Selic com Ágio?

Essas e outras dúvidas sobre o Tesouro Selic podem ser encontradas no Ebook . Então vá lá e confira!

A excelência é uma utopia, sempre há algo a melhorar!

Deixe suas críticas, correções, sugestões, dúvidas e também elogios! 

Vá ao final da página e deixe seu comentário! Isso me motiva a continuar!

A utilidade é que me move!

Forte abraço

Jefferson Figueiredo – CGA

Receba nossos Artigos assim que forem produzidos!

Preencha abaixo:

Sou Gestor de ativos de Renda Fixa há 12 anos. O objetivo do Renda Fixa Prática é ajudar na compreensão sobre ativos de Renda Fixa.