Highlights (Resumo): Queda nas Taxas de Juros.
Principal(is) vetor(es): sinalização de alinhamento sobre a política fiscal e monetária entre o Banco Central e o Ministério da Fazenda.
Destaque(s): Risco Político.
Contribuição: ✍ José Luis Gomes Lisboa CFP® Linkedin
No Relatório de Mercado Focus (22), a projeção para o IPCA deste ano subiu de 5,79% para 5,89%, contra 5,48% há um mês, acima do teto da meta (4,75%). Para 2024, horizonte cada vez mais relevante para a estratégia de convergência à inflação do BC, a projeção também avançou, de 4,00% para 4,02%, de 3,84% há quatro semanas. O centro da meta de 2024 é 3,00% (margem de 1,50% a 4,50%).
No mercado de juros futuros, a semana foi de alívio de prêmios na curva de juros, amparado na sinalização de alinhamento sobre a política fiscal e monetária entre o Banco Central e o Ministério da Fazenda. O diferencial entre os vértices janeiro de 2029 e janeiro de 2025 fechou em 65 pontos-base, de 54 pontos na sexta-feira anterior (10). O mercado voltou a apostar em corte da Selic no primeiro semestre.
Os principais vetores que influenciaram a trajetória da curva de juros foram:
Fizeram o contraponto mas não impediram o fechamento da curva de juros:
Fatores que foram considerados de menor potencial para influenciar o movimento da curva de juros:
A conferir o que estará no radar do mercado
o IPCA-15 de fevereiro,
e a expectativa de detalhes dos programas sociais do governo: o novo Bolsa Família, o Desenrola, o reajuste do salário mínimo e o aumento da faixa de isenção do imposto de renda,
no cenário de inflação ainda resiliente e de atividade robusta, o mercado espera sinais da ata da última reunião de política monetária do BC americano,
e o PCE de janeiro.
O dólar no mercado à vista encerrou a sessão da sexta-feira (17) cotado a R$ 5,1615, acumulando baixa de 1,16% na semana. Em fevereiro, o dólar à vista acumula alta de cerca de 2%.
Os principais fatores que influenciaram o preço da moeda americana no mercado doméstico de câmbio foram:
Agenda de eventos e indicadores econômicos de 20 a 24 de fevereiro
Segunda-feira (20):
Terça-feira (21):
Quarta-feira (22):
Quinta-feira (23):
Sexta-feira (24):
Fonte: Broadcast
Contribuição: ✍ José Luis Gomes Lisboa CFP® Linkedin