Análise do Mercado de Renda Fixa e Tesouro Direto: Semana 343

Highlights (Resumo): Queda nas Taxas de Juros

Principal(is) vetor(es): os juros futuros encerraram a semana com um rali, impulsionados pela melhora no apetite ao risco por emergentes, dados da pesquisa Datafolha indicando queda na aprovação do presidente Lula para o pior nível entre seus mandatos. Os vértices longos, mais sensíveis ao cenário externo e à política fiscal, lideraram o fechamento, recuando mais de 30 pontos-base.

Destaque(s): Risco Fiscal e Tresauries.

→ Expectativas de mercado para o Copom no DI Futuro da B3

O Mercado de Juros Futuros (DI da B3) reduziu as expectativas de altas em relação à sexta-feira anterior.

A projeção para as próximas 16 reuniões do Copom alterou de +163 para +117 pontos-base.

Olhando para o fim de 2025 ( próximas 7 reuniões) a expectativa de alta caiu de +264 pontos-base para +207 pontos-base, com o CDI terminal passando de 15,85% para 15,32% em dezembro de 2025.

As expectativas dos economistas, extraídas do Boletim Focus (Mediana dos últimos 5 dias), apontam para altas totais de 200 pontos-base em 2025, com o CDI terminal em 15,00%. Para o final de 2026, a expectativa é do CDI terminal estar 12,40%.

Expectativas de mercado para o Copom no DI Futuro da B3

Variação Semanal das Taxas de Juros Futuros DI B3

No Relatório de Mercado Focus da semana, a projeção para a inflação oficial de 2025 subiu de 5,58% para 5,60%. Há um mês, a mediana era de 5,08%, acima do intervalo de tolerância superior, que vai até 4,50%, e do alvo central de 3,0%. Para 2026, a projeção subiu de 4,30% para 4,35%, enquanto há um mês estava em 4,10%.

A mediana da Taxa Selic – Meta (% a.a.) projetada para o fim de 2025 se manteve em 15%, mesmo valor de um mês atrás. Para o final de 2026, a projeção manteve em 12,50%, há um mês era 12,25%.

Resumos diários do Mercado de Juros e Renda Fixa na semana

Resumo Semanal dos Juros Futuros – Semana de 07/02/25 à 14/02/2025

 

Segunda-feira (10/02): Os juros futuros fecharam em baixa nos vencimentos intermediários, impulsionados pela queda do dólar e a curva dos Treasuries estável. O anúncio de possível taxação de importações de aço por Trump trouxe alguma pressão inicial, mas foi relativizado ao longo do dia. O Boletim Focus mostrou piora nas expectativas de inflação. A ponta longa teve variações entre estabilidade e leve alta.

Terça-feira (11/02): A oficialização da taxação do aço nos EUA não impactou os juros locais, que seguiram devolvendo prêmios com o dólar mais fraco. O IPCA veio em linha com o esperado, sem consenso na leitura qualitativa. A pesquisa AtlasIntel animou o mercado, mostrando Tarcísio competitivo contra Lula em 2026. O leilão de NTN-B teve demanda forte, mas ainda com taxas elevadas.

Quarta-feira (12/02): Direções opostas nos juros: curtos em queda com a PMS fraca reforçando expectativa de desaceleração da economia, enquanto os longos subiram acompanhando Treasuries e dólar mais forte. O mercado ajustou apostas para o fim do ciclo de alta da Selic.

Quinta-feira (13/02): O mercado de juros teve leve alta nos vértices médios e longos, influenciado pela deterioração do humor externo e valorização do dólar. O desempenho das vendas no varejo foi fraco, mas sem efeito expressivo na curva. A sinalização do Copom segue sendo monitorada.

Sexta-feira (14/02): Os juros futuros fecharam em queda, acompanhando o recuo do dólar e a diminuição dos rendimentos dos Treasuries. A semana foi marcada pela devolução parcial de prêmios, em meio a um cenário externo misto e expectativas locais divididas sobre inflação e atividade econômica.

Fonte: Broadcast

Principais indicadores para acompanhamento da Renda Fixa e Tesouro Direto

Classificação dos Rendimentos Mensais, Ano e 12 Meses da Renda Fixa

Ranking Mensal Colorido de Rentabilidades Tesouro Direto, Poupança, Ibovespa, Dólar, IDA Anbima e CDI

A excelência é uma utopia, sempre há algo a melhorar!

Deixe suas críticas, correções, sugestões, dúvidas e também elogios! 

Faça Contato!

contato@rendafixapratica.com.br

Forte abraço

Jefferson Figueiredo – CGA

Gestor de Investimentos e Especialista em Investimentos de Renda Fixa